domingo, 19 de abril de 2009

10-Malkuth



Significado

Vários autores e cientistas da Antigüidade concordam que os 4 reinos da Natureza (Mineral, Vegetal, Animal e Humano) são compostos dos 4 elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. Se observarmos a Árvore da Vida, na esfera da Malcuth temos 4 cores diferentes que representam estes elementos e reinos. O Elemento Fogo corresponde à Energia e ao Espírito em todos os Reinos. O Elemento Terra corresponde à Matéria em todos os Reinos. O Elemento Água corresponde evidentemente a todos os líquidos em todos os Reinos e, finalmente, o Elemento Ar corresponde à Mente e aos 3 aspectos da Mente: Consciente, Subconsciente e Superconsciente de todos os Reinos. É evidente que temos um quinto reino, assim como um quinto elemento, mas estes não pertencem à esfera de Malcuth. É um elemento pertinente à séfira de Yesod (clique a séfira de Yesod para saber mais à respeito). Todos os corpos materiais têm uma mesma resposta semelhante em qualquer dos elementos. O que deve ser levado em conta é o arranjo molecular de cada um. Por exemplo: Na Medicina Ayurveda há um princípio que diz: "O corpo é constituído de átomos. O átomo é composto de partículas. As partículas são flutuações de energia e informação num vazio de energia e informação". Para melhor entendermos: o grosso da matéria é essencialmente não material. De fato, 99 por cento do corpo é, nada mais, nada menos, que espaço vazio. Mas, ao mesmo tempo, é inteligência, esta qualidade não material de informação que regula, constrói e governa o corpo. E a mesma inteligência do espaço interior é parte e continuação do espaço externo. A natureza vai à mesma fonte para criar as galáxias, uma floresta tropical, o corpo humano, ou até o pensamento. De acordo com Einstein, matéria é energia congelada. A física quântica diz que "Quando a energia se torna circular ela se materializa, ou seja, nos dá a percepção de matéria. É partícula física e pode ser percebida. Já a energia que segue em linha reta é energia pura e só conhecemos através dos efeitos. Pois ela é onda vibratória. A luz é considerada um fenômeno material e ao mesmo tempo um fenômeno ondulatório. Massa e Energia. Partícula e Onda".Se quisermos olhar de outra forma, temos, em Malcuth:
1. A Terra, o planeta que habitamos
2. Os 4 reinos: homem, vegetal, animal e mineral
3. O corpo humano
4. Todas as formas de matéria concreta.

Mitologia

Para os gregos, Malcuth se relaciona com Gea, a deusa da Terra. Mas é Demeter, a deusa mãe da Terra cultivada, que mais se assemelha ao trabalho de Malcuth. É chamada de Ceres pelos romanos. Quanto à Mitologia Celta, esta séfira é comparável a Camelot, o ideal ocidental de mundo perfeito.
Conexão com a Astrologia
Na Astrologia, Malcuth representa, em primeiro lugar, a Terra, planeta em que habitamos e onde temos que trabalhar para torná-la agradável e segura. Também é a sede dos 4 Elementos. Mas a maioria dos autores designam o signo da Virgem como sendo o mais ligado à Malcuth.

Correspondências

Símbolo : Os 4 Elementos
Imagem Mágica : Uma jovem coroada, sentada no trono.
Figura Arcangélica : Sandalphon
Experiência Espiritual : A visão do Anjo da Guarda
Nome Divino : Adonai
Chakra : Básico ou Chakra Raiz
Atributos : Segurança e paciência
Vício : Avareza
Nota Musical : Fá
No Reino Mineral : Cristal de Rocha
No Reino Vegetal : Papoula, Patchouli e Hortelã
No Reino Animal : ( animal imaginário dos 4 elementos) a Esfinge
Quanto aos corpos : corpo físico
Parte do corpo físico : Pés e períneo
Número: 10
Lâminas do Tarot:
Dez de Paus: Opressão
Dez de Copas : Sucesso
Dez de Espadas : Ruína
Dez de Ouros : Riqueza
Princesa de Paus : Transformação
Princesa de Copas : Evolução
Princesa de Espadas : Controle sobre a Mente
Princesa de Ouros : Crescimento Material
Cores nos 4 Mundos:
Aziluth : Amarelo
Briah: Castanho avermelhado
Yetzirath: Verde Oliva
Assiah: Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário