Geburah é Força, luta, empenho e ação. As palavras que a definem são coragem, destemor, iniciativa e capacidade de liderança. Por isso todos os arquétipos ligados a essa esfera de atuação são os soldados, os gladiadores, os aventureiros, e todos os que personificam os guerreiros, incluindo os atletas. Nas artes marciais, ensina-se também o lado espiritual da luta e da vitória, que é a essência de Geburah. Sob o ponto de vista do Eu Superior, Geburah utiliza o princípio de uma avaliação severa da personalidade. Geburah apresenta o aspecto catabólico da força, ou seja, aquele aspecto de todo o procedimento vital que se relaciona com a liberação da energia. Existem títulos que são atribuídos à Geburah, e eles contém, em si, os aspectos de dualidade dessa esfera da Árvore da Vida : severidade, justiça, força e poder. A séfira de Geburah pode revelar que, com um julgamento mental correto e uma ação positiva, é possível concretizar algo desejado. Por essa razão, ela não pode ser analisada sem levar em conta a séfira oposta : Chesed. Cabe a cada um de nós "Agir", palavra relativa à Geburah, para que qualquer dificuldade seja superada. Mas uma ação, sem considerar o que é necessariamente justo, termina em guerra. E durante a vida nos deparamos com as batalhas pessoais e as guerras coletivas, tudo sob a ação desconsiderada de Geburah. Daí a necessidade de equilibramos nossas atitudes através dos conceitos da séfira oposta que é Chesed.
Mitologia
Para a Mitologia greco - romana, é Marte, o deus da Guerra, quem desempenha o papel do mito nessa séfira. Nas guerras da Antigüidade, ele era colocado como um símbolo nas bigas que iam à frente dos combates. Para os celtas, é Sir Lancelot, o guerreiro do Rei Arthur. É Horus para a Mitologia Egípcia. Os cristãos ligam as figuras de Joanna D´Arc e São Jorge à esta séfira.
Conexão com a Astrologia
O planeta Marte, considerado o arquétipo do pioneirismo, do guerreiro e da força, é associado a Geburah. Marte não é estagnado. Marte é ação, desempenho e luta. Somente um Marte mal aspectado numa carta astrológica vai fazer uma pessoa fraca e sem iniciativas.
Correspondências
Símbolos: O pentágono, a Espada e a Lança
Imagem Mágica: Um poderoso Guerreiro em seu carro
Figura Arcangélica: Michael
Experiência Espiritual: Visão do Poder
Nome Divino: Elohim Geburah
Chakra: Secundário
Atributo: Energia e Coragem
Vício: Destruição e Crueldade.
Nota Musical: Dó da Clave de Sol
No Reino Mineral: Cobre (Metal) Coral vermelho (Gema)
No Reino Vegetal: Tabaco, Cravo, Canela e as Pimentas
No Reino Animal: O Carneiro
Quanto aos Corpos: Inteligência Radical
Parte do corpo físico: Ombro Direito
Número: 5
Lâminas do Tarot :
Cinco de Paus: Energia em alta
Cinco de Copas: Conflitos emocionais
Cinco de Espadas: Perdas
Cinco de Ouros: Nova fase financeira
Cores nos Quatro Mundos :
Aziluth: Laranja.
Briah: Vermelho escarlate.
Yetzirath: Vermelho brilhante.
Assiah: Vermelho, salpicado de negro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário